terça-feira, 30 de agosto de 2011

MONSENHOR ALFREDO PEGADO

A primeira missa da localidade foi celebrada pelo Monsenhor Alfredo Pegado, no dia 4 de outubro de 1913, no alpendre da Casa Grande. Após vinte e dois anos de consolidação definitiva, o povoado ganhou a capela de São Francisco de Assis sob a organização dos irmãos Eduardo e Elias Borges, recebendo a bênção litúrgica em 1943. A religiosidade sempre foi uma constante em Lajes Pintadas, fazendo com que o Padre Benjamim Sampaio, na época vigário de Santa Cruz, agraciasse a comunidade com uma imagem de São Francisco vinda do Orago, do Rio de Janeiro.

LAJES PINTADAS RN

NO DIA 4 DE OUTUBRO DE 1913, O MONSENHOR ALFREDO PEGADO CELEBROU, NO ALPENDRE DA CASA GRANDE, A PRIMEIRA MISSA DA LOCALIDADE, DANDO ASSIM ORIGEM AO ENTÃO POVOADO E ATUAL CIDADE DE LAJES PINTADAS

LAJES PINTADAS RN

NO DIA 4 DE OUTUBRO DE 1913, O MONSENHOR ALFREDO PEGADO CELEBROU, NO ALPENDRE DA CASA GRANDE, A PRIMEIRA MISSA DA LOCALIDADE, DANDO ASSIM ORIGEM AO ENTÃO POVOADO E ATUAL CIDADE DE LAJES PINTADAS

LAJES PINTADAS

O MUNICÍPIO DE LAJES PINTADAS, SITUADO NA MESORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR, NA MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR A 134 QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA DE NATAL

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DA CIDADE DE LAGES PINTADAS - RN

O Riacho de Lajes Pintadas foi assim denominado por causa da existência de uma pedra com desenhos rupestres, localizada no seu caminho. As figuras humanas e as inscrições gráficas, ainda não definidas, foram feitas na pedra com tinta indestrutível e de cor vermelha.
Foi na propriedade rural do Sr. João Francisco, localizada na área do Riacho das Lajes Pintadas que teve início um povoamento. O proprietário tinha por costume promover cultos religiosos a São Francisco de Assis, santo que tinha vindo de Canindé, no Ceará.
Mesmo após sua morte em 11 de dezembro de 1895, os cultos religiosos tiveram continuidade através do seu filho Eduardo Borges. A primeira missa da localidade foi celebrada pelo Monsenhor Alfredo Pegado, em 1913, no alpendre da Casa Grande. Após vinte e dois anos de consolidação definitiva, o povoado ganhou a capela de São Francisco de Assis sob a organização dos irmãos Eduardo e Elias Borges, recebendo a bênção litúrgica em 1943. A religiosidade sempre foi uma constante em Lajes Pintadas, fazendo com que o Padre Benjamim Sampaio, na época vigário de Santa Cruz, agraciasse a comunidade com uma imagem de São Francisco vinda do Orago, do Rio de Janeiro.
Através da Lei no 2.332, no dia 31 de dezembro de 1958, que Lajes Pintadas foi desmembrada de Santa Cruz e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Fonte: idema.rn.gov.br

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

O município de Lajes Pintadas situa-se na mesorregião Agreste Potiguar e na microrregião
Borborema Potiguar, limitando-se com os municípios de São Tomé, Campo Redondo e Santa Cruz,
abrangendo uma área de 130 km², inseridos na folha Cerro Cor á (SB.24-Z-B-III), na escala 1:100.000,
editada pela SUDENE.
A sede do município tem uma altitude média de 315 m e coordenadas 06°09’00,0” de latitude
sul e 36°07’01,2” de longitude oeste, distando da capital cerca de 136 km, sendo seu acesso, a partir
de Natal, efetuado através das rodovias pavimentadas BR-226 e RN-129.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DE JALES PINTADAS RN

O município de Lajes Pintadas foi criado pela Lei nº 2.332, de 31/12/1958, desmembrado de Santa Cruz.Segundo o censo de 2000, a população total residente é de 4.530 habitantes, dos quais 2.309são do sexo masculino (51,00%) e 2.221 do sexo feminino (49,00%), sendo que 2.053 vivem na área urbana (45,30%) e 2.477 na área rural (54,70%). A população atual estimada é de 4.574 habitantes(IBGE/2005). A densidade demográfica é 34,79 hab/km2. A rede de saúde disp õe de 01 Centro de Saúde e 02 Postos de Sa úde. Na área educacional,o município possui 26 estabelecimentos de ensino, dos quais, 09 do ensino pré-escolar, 16 do ensinofundamental e 01 do ensino médio. Da popula ção total, 72,90% são alfabetizados.O município possui 1.089 domicílios permanentes, sendo 516 na área urbana e 573 na árearural e 1.089 com abastecimento d’ água, sendo 402 através da rede geral, 72 através de poço ounascente e 615 por outras fontes. Apenas 351 municípios estão ligados à rede de esgotos.As principais atividades econômicas do município são: agropecuária, extrativismo e comércio.Na infra-estrutura existem: 01 Agência dos Correios, 01 Agência Bancária, 01 Pousada, 01Emissora de Rádio FM, 02 Repetidoras de TV e 02 Jornais em circulação, al ém de 30 empresas com CNPJ atuantes no comércio varejista. (Fonte: IDEMA – 2001).No ranking de desenvolvimento, Lajes Pintadas est á em 42º lugar no estado (42/167municípios) e em 3.683º lugar no Brasil (3.683/5.561 municípios)
Fonte:
(www.desenvolvimentomunicipal.com.br).

INFORMAÇÕES DE LAJES PINTADAS RN

Formação Vegetal
Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido apresenta arbustos e árvores com spinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras esp écies estacam-se a catingueira, angico, bra úna, juazeiro, marmeleiro, mandacaru e aroeira.
Solos
Solos predominantes e características principais:
Litólicos Eutr ólicos - fertilidade natural alta, textura arenosa e/ou média, fase pedregosa e rochosa,relevo forte ondulado, bem a acentuadamente drenados, rasos e muito erodidos.Bruno Não Cálcico Vértico - fertilidade natural alta, textura arenosa/argilosa e m édia/argilosa, relevo
ondulado, moderadamente drenados, rasos e susceptíveis e erosão.so: os solos Lit ólicos praticamente não são cultivados, devido a limitações muito fortes pela falta d´água, susceptibilidade e erosão, pedregosidade e rochosidade, além do impedimento ao uso demáquinas agrícolas. Devem ser aproveitados para conservação da flora e da fauna. A quase totalidade da área dos solos Bruno Não Cálcido Vértico encontra-se coberta pela vegetação natural, aproveitada, precariamente, com pecu ária extensiva. Pequenas parcelas são cultivadas com algod ão arbóreo, milho, feij ão e agave. A utilização racional destes solos requer intenso controle da erosão e melhoramento das pastagens, intensificando o uso da palma forrageira. Aptidão Agrícola: regular para pastagem plantada, aptas para culturas especiais de ciclo longo (algod ão arb óreo, sisal, caju e coco). Terras indicadas para preservação da flora e da fauna.Sistema de Manejo: médio nível tecnológico. As práticas agrícolas estão condicionadas ao trabalho braçal e da tração animal com implementos agrícolas simples.
Relevo
De 200 a 800 metros de altitude. Depressão sub-litorânea - terrenos rebaixados, localizados entre duas formas de relevo de maior altitude. Ocorre entre os Tabuleiros Costeiros e o Planalto da Borborema. Planalto da Borborema - terrenos antigos, formados pelas rochas Pré-Cambrianas como o granito, onde estão localizadas as serras e picos mais altos. - Geologia
O Município de Lajes Pintadas, geologicamente inserido na Província Borborema, est á constituído por lit ótipos do Complexo Santa Cruz, do Grupo Serid ó, representado pela Formação
Seridó, pelos granitóides da Suíte Itaporanga e por granitóides diversos de quimismo indiscriminado(NP3g3i), como mostra a Figura 3. O Complexo Santa Cruz(PP2gsc) compreende augen-gnaisses graníticos, leuco-ortognaisses quartzo monzoníticos a graníticos. A Formação Seridó(NP3ss) engloba biotita-xistos, clorita-sericita-xistos e metarritmitos. A suíte calcialcalina de m édio a alto potássio Itaporanga(NP3g2cm), está constituída por granitos e granodioritos, associados a dioritos.

RECURSOS HÍDRICOS

- Águas Superficiais
O município de Lajes Pintadas encontra-se totalmente inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Trairi, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Inharé, que o atravessa na direção W-E, tendo como principais tributários os riachos: Timba úba, Cachoeira, Mato Verde, Olho d’ Água, do Oito, Bento Nunes, da Timba úba, Salgado, da Cabra, da Gameleira, do jucuri e do Porão. Os principais açudes são o Pintadas (447.070m3/p úblico) e o Riacho da Cachoeira
(6.000.000m3/p úblico). O padrão de drenagem ó do tipo dendrítico e todos os cursos d’ água têm regime intermitente.
- Águas Subterrâneas
- Domínios Hidrogeológicos
O município de Lajes Pintadas est á inserido totalmente no Domínio Hidrogeológico Fissural. O Domínio Hidrogeológico Fissural é composto de rochas do embasamento cristalino que englobam
o sub-domínio rochas metamórficas constituído da Formação Serid ó e da Suíte Inhar é e o subdomínio rochas ígneas da Suíte calcialcalina Itaporanga, Granitóides e do Complexo Santa Cruz.

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1025 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1042 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON BEZERRA E JOTA UNIOR

CONTADOR DE VISITAS